quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Pela cidadania


A cada dia somos surpreendidos com novos escândalos, que envolvem membros do executivo, legislativo ou judiciário.


O mais triste é ver o cinismo, mau- caratismo, a desfaçatez dos mal-feitores, e a sua legião de defensores. A impunidade é a regra, ninguém mais acredita que alguém vai pagar pelos erros que cometeu. Agora mesmo, estamos assistindo conformados o desenrolar do processo que envolve o senador Renan Calheiros, e os fornos ligados para produzir uma grande pizza.


A grande crise que o país vivência é ética e moral, enquanto a população estiver tolerando os desvios de conduta, não seremos um país digno, um país decente, um país de oportunidades iguais, de respeito pelos cidadãos, com direitos e deveres iguais para todos, onde a legislação seja a mesma para fortes e fracos, para poderosos e humildes, e especialmente que seja respeitada.

A indignação de cada cidadão, quando da ocorrência de desvios por parte dos entes públicos tem quer ser ativa, tem que produzir resultados, assim, os movimentos de inconformismo e de resgate da cidadania, que grupos sociais começam a articular, devem ser estimulados e contar com a participação dos cidadãos que confiam na capacidade de transformações que nossa sociedade estão a exigir.

Vamos cobrar e exigir um comportamente decente daqueles que receberam delegação da população para cumprirem um mandato que resguarde os interesses legítimos dos que o elegeram.

O fato do Supremo Tribunal Federal receber as denúncias dos envolvidos no esquema do mensalão, é um alento, mas não pode ficar por aí, tem que haver punição, a justiça tem agir rápido, julgar e punir, não pode cair no esquecimento, demorar uma eternidade para julgar até haver prescrição dos crimes.

Os brasileiros venceram o monstro da inflação que parecia imbatível, agora vamos fazer um grande pacto pela ética e pela moral para vencermos esta chaga que esta corroendo as nossas instituições e a esperança de um pais melhor.

Nenhum comentário: