quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Julião em dia de cozinheiro


Julião em dia de cozinheiro Era uma manhã muito fria. Letícia acabara de deixar o marido no aeroporto.
Dr. Jorge Massad Al Bittar, é um cirurgião plástico muito bem conceituado, e viajava para participar de um congresso onde apresentaria trabalhos e faria palestras. Letícia seguia para a academia de ginástica envolta em pensamentos descompromissados. Neste dia, tinha dispensado a empregada que precisava levar o filho ao médico, então planejava convidar alguma amiga da academia para ao terminarem irem a um shopping fazer compras e onde pudessem almoçar.


Pensava em ocupar o tempo, pois fazia apenas 72 dias de casada e já tinha que sofrer a ausência do marido. O casamento materializava um sonho antigo, se sentia leve, feliz, amada, e a intensidade desses primeiros dias de casada fervilhavam em sua mente, o que acabou gerando um descuido com o trânsito, e não percebendo que um semáfaro fechara, bateu seu veículo no carro que freiara à sua frente.

Refeita do susto desceu do carro se desculpando pelo incidente. Julião olhava o resultado da batida, e constatou que seu carro fora pouco afetado, mas o carro de Letícia estragara bastante. Ela estava um pouco tensa, pois aquele era o carro do marido, que tinha por ele excesso de zelo.
Julião procurou acalmá-la, ajudou-a a acionar a seguradora, e sugeriu que entrasse em contato com o marido prà saber se ele tinha alguma recomendação especial. Teria de esperar ainda alguns minutos até que ele completasse o trajeto aéreo.


Letícia falou com Jorge, que indicou a oficina de sua preferência. Julião foi ao local com Letícia para ajudá-la nas providências. Encaminhado o carro para conserto Julião se ofereceu para levá-la em casa, depois de uma primeira recusa ela acabou aceitando a oferta.


No trajeto foram conversando e Letícia já estava mais tranquila, a conversa parecia interessante e isto despertou-lhe alguma curiosidade. No som do carro tocava músicas de Bach, o que aumentou o interesse de Letícia, pois ela na juventude estudara música e este era um de seus autores preferidos, tendo ao piano interpretado muitas de suas obras. A conversa sobre a obra de Bach se estendeu, e quando chegaram à casa de Letícia ainda parecia inconclusa. Ela então convidou Julião prà continuarem a conversa em casa enquanto tomassem um café. Julião tinha outros compromissos, mas pensou que precisava ajudar aquela moça a esquecer o acidente.


Enquanto ela preparava o café ele avaliava cuidadosamente a enorme coleção de músicas clássicas que aquela encantadora moça possuia, e tecia alguns comentários que alongavam a conversa.


Julião apreciou demoradamente cada gole do café como se nunca houvesse bebido algo tão saboroso.
A bebida era um pouco aguada e realmente não poderia agradar alguém, mas isto Julião não a deixaria perceber. A conversa agora era sobre culinária e Julião disse gostar de fazer experiências na cozinha.


Letícia estava curiosa, e ele falou do "Peito de Peru ao Molho de Mangas Verdes", que ele preparava em ocasiões especiais, e afirmou que aquela era uma ocasião especial, e se ela concordasse o prepararia com alegria. Letícia estava realmente interessada em conhecer as habilidades culinárias do novo amigo. Julião ligou para Da. Leocádia e pediu-lhe que enviasse o kit completo para o esperado prato.


Não demorou e estava lá uma bela caixa térmica com todos os ingredientes e condimentos para preparação do peru. E mais, uma garrafa de conhaque francês, um pacote de café de grãos selecionados, folhas de limão e facas com formatos apropriados.


Enquanto trabalhavam na cozinha, apreciavam o conhaque e a conversa se estendia descontraída, parecendo um reencontro de velhos amigos. Letícia soube então, que as folhas de hortelã desidratadas e o leite de figo presentes no kit e não utilizados, poderiam transformar o peru não consumido no almoço num belo jantar.


Durante a refeição, enquanto Letícia saboreava com grande prazer aquele prato, crescia a admiração e o respeito mútuos, mas isto não evitou de Letícia ficar um pouco desconcertada quando pode comparar o café que serviara horas antes com este que acabara de tomar, preparado com folhas de limão.


Enquanto Letícia foi atender a um telefonema do preocupado marido, Julião cuidou de limpar a mesa e lavar pratos e utensílios. Era início de noite e o tempo muito frio convidava para um relaxamento.


A ceia servida depois da meia-noite confirmava as qualidades do peru criado por Da. Leocádia à base de cevada e lentilha.


Eram 07:30hs da manhã quando Julião deixou Letícia na academia para que retomasse sua programação, e seguiu para o escritório, alertado que fora por Da. Leocádia de que não poderia faltar novamente ao trabalho.

Nenhum comentário: