domingo, 14 de outubro de 2007

Julião reencontra Da. Leocádia


A Escola Municipal Pe. Anchieta completava 50 anos de fundação, e como parte das comemorações homenageou professores e alunos que se destacaram durante este período. Julião tinha cursado lá a sétima e oitava séries do primeiro grau, tinha sido um excelente aluno de português, gostava bastante de literatura e apesar do pouco tempo disponível lia livros com frequência e os discutia com Da. Leocádia, sua professora de português neste período.
Da. Leocádia era impressionada com a facilidade de síntese e com a correção gramatical no uso da linguagem escrita. Ao término do primeiro grau, Julião mudara de escola e não mais tivera notícias da professora amiga.
Durante as homenagens prestadas pela escola, pode reencontrar-se com a professora, quando soube que se aposentara. Durante a amigável conversa, Da. Leocádia, agora com 67 anos, disse que tinha ficado viúva, já estava com todos os filho criados, e que estava tentando voltar a trabalhar, mas que com sua idade estava bastante difícil.

Julião estava enfrentando dificuldades pela saída intempestiva do escritório do irmão e da Magaly, pensou então, porque não dar a Da. Leocádia a oportunidade do trabalho, sabia das dificuldades de adaptação que a professora teria, mas tinha certeza da força de vontade e da honestidade de propósitos.

Fez então o convite, que foi aceito com muita alegria.

De imediato Da. Leocádia começou a trabalhar, dedicava-se com esmero para assimilar o trabalho, não se preocupava com horário, trabalhava à noite, sábados, domingos, querendo aproveitar todo o tempo para aprender. A cada dia gostava mais do que fazia, foi conquistando a confiança de Julião, passou a assumir novas responsabilidades, dominava inteiramente o trabalho, mantia contatos com as representadas, com clientes, fazia os relatórios, cuidava das questões financeiras da pequena empresa e até pessoais de Julião.

Era secretária, amiga, confidente, cuidava dos assuntos pessoais de Julião, e com sua sabedoria dava conselhos, orientava no trabalho, chamava a atenção do amigo quando de deslizes e excessos cometidos nos relacionamentos amorosos.

Foi Da. Leocádia quem sustentou os negócios de Julião por ocasião do trauma do relacionamento com Rithinha, além de com sua bondade, paciência, abnegação ter ajudado Julião a se reerguer moralmente.

Da. Leocádia, tem muita afinidades com Julião, advinha-lhe os pensamentos, é o anjo de guarda que lhe acompanha e apoia.

Nenhum comentário: